Sobre o Reiki

Proporciona inúmeros benefícios tanto para a saúde física quanto espiritual, auxilia no tratamento de várias doenças, assim como proporciona muito mais qualidade de vida para as pessoas. Sua prática foi criada pelo monge budista Mikao Usui que fundamentou-se na crença da existência de uma energia vital universal, manipulável através da imposição das mãos de pessoas que obtiveram a formação específica. Através da imposição das mãos manipula-se as energias de forma a canalizá-las nos Chakras, centros de força localizados em determinados locais do corpo.

Não há restrições em relação à terapia, sendo indicada para adultos, jovens e até bebês. Pode ser aplicada também em plantas e animais, assim como em ambientes. Sua aplicação pode ser feita presencialmente assim como à distância.

É uma filosofia de vida muito procurada por pessoas que buscam conexão com sua essência interior, assim como autoconhecimento.

Como é uma sessão…

O Reiki é uma terapia que trabalha com a energia da vida, trabalhando com os chakras e seu alinhamento, através da imposição das mãos, sem ser necessário qualquer toque.

Durante a sessão pode-se colocar alguma música, de preferência do agrado da pessoa que receberá o Reiki de a deixar ambiente o mais agradável possível, assim como que esteja o mais confortável também. Aconselha-se que a pessoa fique deitada, procurando relaxar o máximo possível.

Para iniciar uma aplicação de Reiki é necessário que as mãos do terapeuta estejam energizadas, sendo que assim como tanto terapeuta e paciente estejam de certa forma isolados energeticamente, para que o terapeuta seja somente o condutor da energia, não compartilhando sua energia com o paciente e vice-versa.

Inicio a aplicação do Reiki pelo chakra coronário, seguido do chakra frontal para sentir a energia fluindo e a partir daí percorro os demais chakras, sem uma sequência específica, dedicando mais tempo onde percebo que há necessidade de mais alinhamento, podendo voltar a qualquer ponto mais de uma vez.

Após a sessão, de aproximadamente 40 minutos, como o paciente está totalmente relaxado, peço para que volte ao aqui e agora, entrego-lhe um copo com água para quebrar totalmente o estado, tomando o cuidado de verificar se está tudo bem com ele.

Para que haja eficácia nas sessões, recomendo pelo menos quatro sessões.

CHACRAS

São centros de força que nos abastecem de energia, sendo que nossa qualidade de vida, pois cada um deles é responsável por algo em nossa vida, seja espiritual, mental ou emocional. Nossa vida está diretamente ligada a como eles estão, ou seja, quanto mais limpos e abastecidos, melhor seu funcionamento, mais nos ajudam frente às dificuldades.

Afetamos nossos chacras através de nossos pensamentos, atitudes e sentimentos e vice-versa.

Temos 7 chacras principais além dos chacras secundários, todos de igual importância.

A aplicação do Reiki nos chacras principais emite energia tanto para os órgãos e glândulas da região, como para os chacras secundários, atuando nas posturas e desequilíbrios, sejam eles espirituais, mentais ou emocionais.

Chacra Coronário
Fica no topo da cabeça e nos conecta com o Eu Superior. É a nossa Consciência. Relaciona-se com o nosso corpo através da Glândula Pineal.
Quando em equilíbrio: Possibilidade de reverter qualquer situação em qualquer momento e fazer escolhas diferentes.
Quando em desequilíbrio: perda da consciência, fanatismo, não conseguir ficar presente, sem possibilidade de lidar com a realidade.

Chacra  Frontal
Fica no centro das duas sobrancelhas e está relacionado com a nossa visão além, ou seja, como conseguimos enxergar mais do que a matéria nos diz. É a lucidez além da matéria, a percepção consciente e sutil, ou seja, é a nossa intuição. É o sentir e controlar. Relaciona-se com nosso corpo através da Glândula Hipófise.
Quando em equilíbrio: Clareza dos pensamentos, da concentração.
Quando em desequilíbrio: doenças cerebrais, olhos, nariz, ouvidos, sistema nervoso, dificuldade para lidar com o dia a dia, fuga da realidade.

Chacra Laríngeo
Fica na região da garganta e tem uma relação estreita com a comunicação, onde a palavra é o que se tem dentro do coração. Serve para expandirmos, abrirmos caminhos, para realizarmos nossos projetos de vida, é a energia da abundância. Relaciona-se com o nosso corpo através da Glândula Tireoide.
Quando em equilíbrio: Reconhecimento do que é nossa essência e do que faz parte em nossa vida, mudanças no mundo interior, mais discernimento.
Quando em desequilíbrio: falta de abundância, dificuldade em expor o que se quer, medo da perda da capacidade de comunicação e da abundância, implicância, lamúria.

Chacra Cardíaco
Está localizado na região do coração, e como está no meio dos demais, faz a união entre os mesmos, é o Portal das dimensões espirituais e físicas. Tem muita relação com o nosso sentimento de amor, o respeito por nós mesmos e com o outro. Relaciona-se com o nosso corpo através da Glândula Timo, que ancora nossa energia espiritual recebida pela Pineal.
Quando em equilíbrio: desperta compaixão e generosidade. O amor flui naturalmente.
Quando em desequilíbrio: impedimento de curas, mágoa, ressentimento, baixa autoestima, tristeza, depressão, angústia, problemas cardíacos, pressão alta, medo da perda do objeto da afetividade.

Chacra Plexo Solar
Está localizado na região do estômago e é a partir dele que todas as relações são estabelecidas, tendo a ver com o relacionamento, corpo e vida garantindo energia para se chegar onde a mente for capaz de ir. Trabalha e harmoniza as emoções sendo o que mais se relaciona com o sentimento de segurança. Relaciona-se com o corpo através da Glândula Pâncreas.
Quando em equilíbrio: fazer acontecer, prosperidade, crescimento, capacidade de persuasão, soluções para situações desfavoráveis.
Quando em desequilíbrio: medo, ódio, raiva, irritação, indecisão, dificuldade de assimilar pensamentos, situações e emoções.

Chacra Sacro ou Umbilical
Está localizado na região do baixo ventre, tem relação com a sensualidade e com a criatividade. É o amor e o respeito por nós mesmos, ferramenta para nossa evolução e crescimento, nosso caminho para a felicidade. Está ligado ao corpo através das Gônadas (ovários e testículos),
Quando em equilíbrio: conhecimento de cada detalhe de nós mesmos, dos nossos desejos e limitações, crescimento, felicidade, criatividade, alegria de viver, acreditar no futuro.
Quando em desequilíbrio: não há limites, podendo levar a pessoa a ser extremamente puritana ou devassa, dificuldade de engravidar, pedofilia, dificuldade de gerar projetos, frustração, insatisfação, frigidez.

Chacra Básico
Na mulher está localizado na região do períneo e no homem, no cóccix e é relacionado com a nossa sexualidade mais visceral, algo mais terreno. Tem a ver com o sentimento de estarmos ligados a terra, sendo responsável por tudo aquilo que é básico em nossa vida, para que ela flua e coisas boas aconteçam. Está ligado ao corpo através das Glândulas Suprarrenais.
Quando em equilíbrio: conservação do nosso corpo na matéria, segurança.
Quando em desequilíbrio: tendência suicida, problemas na bexiga, pedras no rim, problemas de coluna, síndrome do pânico, problemas financeiros.